Você
sabia que várias doenças podem ser transmitidas através do ar que respiramos?
Para evitar apresentar doenças respiratórias, e outras complicações causadas
pela contaminação do organismo humano por bactérias, vírus ou fungos, é
necessário garantir a qualidade do ar que circula nos nossos ambientes de
convivência diária.
As
empresas devem estar muito atentas com relação a qualidade do ar respirado por
seus funcionários, já que essa situação pode prejudicar bastante a
produtividade de toda a sua equipe de trabalho. Você sabe por que isso
acontece? Confira um pouco mais sobre esse assunto no nosso artigo de hoje.
Doenças causadas pela má qualidade do ar afastam
funcionários
A má
qualidade do ar é responsável pelo desenvolvimento de várias doenças no
organismo humano, especialmente relacionadas com as vias respiratórias. É comum
encontrar pessoas que sofrem com os sintomas do ar contaminado, especialmente
quando concentradas em ambientes fechados, desenvolvendo quadros de alergia,
rinites, bronquites, asma, pneumonia e outras doenças mais graves como, por
exemplo, a DPOC.
Funcionários
doentes apresentam, naturalmente, uma queda importante de produção na sua
rotina de trabalho. Em casos mais graves, a única solução para o tratamento das
doenças ocasionadas pela má qualidade do ar é o afastamento do funcionário,
para que ele possa se recuperar totalmente dos sintomas apresentados. Esse
afastamento também prejudica a produtividade da equipe, já que reduz o número
de funcionários disponíveis na empresa por algum período.
Garantir
a qualidade do ar do ambiente de trabalho, com a ajuda manutenção do
ar-condicionado em dia e da higienização diária das salas, móveis e cadeiras
que são utilizados por funcionários, pode ajudar a evitar a transmissão e o
desenvolvimento dessas doenças, aumentando a produtividade de toda a equipe.
Alterações de temperaturas podem
afetar a capacidade intelectual dos seus funcionários
Você
sabia que manter temperaturas muito altas ou muitos baixas em um ambiente pode
afetar a capacidade intelectual de seus funcionários? Quando a temperatura não
é considerada confortável para o organismo de uma pessoa, ele naturalmente
trabalha para tentar adequar a temperatura corporal ao ambiente. Dessa maneira,
quando o clima está muito frio, o corpo vai trabalhar para elevar a temperatura
corporal, e quando o clima está muito quente, ele vai trabalhar para reduzir a
temperatura corporal. Essas situações demandam uma grande utilização de energia
pelo organismo, afetando consideravelmente a nossa capacidade de concentração,
de raciocínio e de análise, prejudicando a produtividade ao longo do dia.
É
claro que esses efeitos na concentração podem variar de acordo com as
características individuais de cada funcionário, como a idade, o sexo e o
perfil físico, porém é importante prestar atenção a essas situações para evitar
a queda de produção da sua equipe.
Maior chance de desenvolver
sintomas prejudiciais para a saúde
A
baixa qualidade do ar é responsável por diminuir a nossa resposta imune e,
consequentemente, a disposição para o dia a dia. Essa situação também pode
reduzir drasticamente a produtividade de uma equipe.
Um
estudo realizado pelo International Centre of Indoor
Environment and Energy, no
ano de 2004, conseguiu mostrar que a baixa qualidade do ar diminui cerca de 9%
da produtividade de funcionários que trabalham em ambiente fechado. Essa
situação também costuma causar mais insatisfação, resultando em maior número de
faltas e de pedidos de demissão de uma empresa. Por esse motivo é importante
sempre levar em consideração a manutenção da qualidade do ar do seu ambiente de
trabalho, utilizando equipamentos de circulação e refrigeração de ar que estejam
com a manutenção em dia e garantindo também a boa higienização do local onde
eles estão instalados.
Fonte: Doutor Clima
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